1ª CIPM realiza palestras sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas no litoral sul
Trabalhar os jovens e educá-los sobre como resistir às drogas e à violência é um compromisso que todos precisam ter, a final eles fazem parte de uma sociedade capaz de mudar o mundo, mas sem políticas públicas e poucas oportunidades, acabam mergulhando no mundo das drogas, criminalidade e violência que na maioria dos casos não tem volta.
Mas, uma iniciativa da coordenação do Mais Educação de Caaporã em parceria com o Capitão Kelton Pontes, comandante da Polícia Militar no Litoral Sul, pretende ajudar no combate dessa violência, não somente de maneira repressiva, mas ostensiva no intuito de diminuir esses índices, mostrando o efeito devastador das drogas, esclarecendo e informando aos jovens.
Na noite desta quinta-feira (20), as atividades do projeto tiveram início na Escola Severina Helena, com palestra proferida pelo Tenente Carneiro, que falou para cerca de 50 alunos de faixa etária entre os 12 aos 17 anos. “Conhecendo as consequências e o mal causado pelo crack, o jovem tem mais possibilidade de dizer não a essa droga devastadora. Na ocasião, também apresentamos um vídeo impactante de uma mãe que perdeu o filho para o crack, nesse mesmo vídeo, um viciado demonstrava os efeitos da droga e pedia para que ninguém seguisse por esse caminho, pois não tem volta, depois um delegado mostrava as estatísticas de crimes com envolvimento do crack, percebi que muitos alunos se emocionaram com a apresentação”, disse o Tenente Carneiro.
O projeto foi proposto pela professora Júlia Nazário, também palestrante da noite, ao comandante da unidade, capitão Kelton que abraçou a causa e levará as palestras dos policias para as cidades de Alhandra, Conde e Pitimbu.
Esses encontros entre alunos e a polícia, aproxima o órgão e diminui a imagem de que a polícia é apenas repressiva. O trabalho da polícia militar que interagiu com os alunos e sua palestra foi alvo de elogios e agradecimentos por parte de educadores e da sociedade. Além da prevenção ao uso de drogas, durante o encontro, a polícia também defende os valores e cidadania. Neste mês o trabalho segue com palestra no dia 25 em outra escola de Caaporã e dia 27 em Alhandra.
De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas, os números são alarmantes, pois 13% dos alunos entre 10 aos 12 anos de idade estão envolvidos com o consumo de drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário