ACPM CRED

ACPM CRED

sexta-feira, 28 de agosto de 2015


Deputado quer que novas construções na Paraíba sejam dotadas de Cisternas

O deputado estadual Zé Paulo (PCdoB), protocolou projeto na Assembleia Legislativa do estado, propondo que novas construções, sejam para fins comerciais ou residenciais, particulares ou públicas, sejam dotadas de cisternas para captação de água da chuva para uso comum, economizando assim a água potável fornecida pela CAGEPA.
A proposta visa combater a crise hídrica e a necessidade de adoção de novas medidas para economia e reaproveitamento de água.
A obrigatoriedade será para imóveis públicos ou privados construídos a partir da vigência da lei. O equipamento poderá ser de alvenaria ou adquiridas em material pré-fabricado como plástico ou fibra de vidro. As cisternas construídas em alvenaria deverão seguir projeto elaborado por profissional competente e qualificado.
A especificação da capacidade das cisternas de acordo com o tamanho do imóvel permite que o construtor possa adaptar em seu projeto, o lugar de instalação do equipamento e os meios de acesso e utilização da água captada. Um imóvel com até 350 m² de área construída deverá ter instalado em suas dependências uma cisterna de 500 litros. Já o imóvel de 351 até 500 m² de área construída deverá ter uma cisterna de 800 litros. Os de 501 a 1.000 m² de área construída terão cisternas de 1.000 litros. Os acima de 1.001 m² de área construída deverão ter cisternas com capacidade de 1.500 litros.
A água que utilizamos continuará sendo ofertada pela CAGEPA uma vez que a água coletada e armazenada só será utilizada com a finalidade de irrigação de jardins, limpeza ou qualquer outra forma que não seja o consumo Humano, coisa que representará, uma grande economia para o consumidor.
Com Folha do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário