Grupo é detido em protesto contra Dilma Rouseff em João Pessoa
Pelo menos cinco pessoas foram detidas pela Polícia Militar durante um protesto contra a presidente Dilma Rouseff (PT) na manhã desta terça-feira (20), na Praça da Independência, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes foram detidos com material que seria utilizado para perfurar um boneco inflável em alusão à presidente. Além das pessoas detidas, foram apreendidos facas, um estilete, chaves de fenda e um material suspeito de ser explosivo.
A confusão começou por volta das 11h (horário local). Segundo a PM, manifestantes estavam inflando o boneco quando um homem se aproximou com um estilete e perfurou a base do boneco. Ainda de acordo com a polícia, após isso, manifestantes que seriam a favor da presidente e manifestantes contra Dilma teriam brigado. Duas pessoas foram detidas por vias de fato e levadas até a delegacia para prestar depoimentos.
O estudante de medicina Ruan Ribeiro, que faz parte do movimento ‘Vem pra Rua’ explica que viu o momento em que o boneco foi furado. “Queremos pacificamente manifestar a nossa insatisfação político-social com o governo deste país e estão tentando destruir nosso protesto”, explica.
A secretária-geral do PT em João Pessoa, Jordania Firmino, explica que o protesto contra a presidente não deveria acontecer da forma que foi feita, uma vez que, segundo ela, o boneco inflável é um crime. “A gente está aqui a favor do estado democrático de direito. Se a Dilma tivesse sido julgada e condenada pelo crime de estelionato, fazer um boneco deste estaria tudo bem. Mas fazer um boneco da presidente, com um símbolo no peito dela chamando de estelionatária, isso é um crime de injúria”, diz.
Material explosivo foi encontrado com grupo detido (Foto: Diogo Almeida/G1)
Durante a briga, a polícia chegou a abordar um carro onde foi
encontrada uma mochila com garrafas de querosene, isqueiros e outros
materiais. Segundo a PM, o material é suspeito de ser utilizado como
explosivo. Três pessoas foram detidas e levadas para a delegacia para
dar explicações sobre o material apreendido.O motorista do carro, Marcelo Lima, de 35 anos, explicou que havia parado o carro para observar o boneco sendo inflado e que teria deixado o carro aberto. “Quando eu voltei para ver por que a polícia estava aqui, acabei sendo detido. Mostrei meus documentos, está tudo certo. Disseram que tinha mochila com material ilícito, mas qualquer um pode ter colocado essa mochila aí, estava aberto o carro. Eu não sei de quem é essa mochila, mas não é minha”, disse. As outras duas pessoas detidas estavam na praça e foram detidas após a PM encontrar documentos pessoais delas dentro do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário