ACPM CRED

ACPM CRED

terça-feira, 20 de outubro de 2015


Exclusivo! Jovem que acusou padre de Pitimbu por crime de pedofilia pede perdão e diz que foi coagido

IMG_0215
 Em carta jovem diz que acusou padre de pedofilia por ter sido coagido
O jovem Mike Borges, que há mais de um ano denunciou o padre de Pitimbu Jaildo Souto por crime de pedofilia, escreveu uma carta de próprio punho pedido perdão e negando as acusações contra o religioso, a carta enviada desde do dia 05 de agosto, foi lida no sábado (17), no Salão Paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada em Acaú, onde Jaildo Souto era pároco e foi afastado devido a denúncia. Na ocasião, encontravam-se presentes os animadores da comunidade, o Diácono Luis Brasiliano e o Arcebispo Dom Aldo Pagotto. Alguns dos presentes afirmam que o arcebispo recusou-se a ouvir o relato da carta, pois não poderia fazer nada devido ao caso estar no Ministério Público. Mesmo assim, a carta foi lida e hoje Dom Aldo também tem conhecimento do conteúdo.
Nas poucas linhas escritas, Mike pediu perdão por ter acusado o padre injustamente e relatou que nunca houve nada entres eles, afirmando que foi coagido a denunciar o Padre, atendendo a interesses de terceiros para prejudicar o religioso, que era muito ligado a população local e tinha forte influência nas comunidades, realizando um grande trabalho em parceria com a Prefeitura de Pitimbu.
A carta foi colocada sob a responsabilidade de Flávio Feitoza, amigo de infância de Mike e lida na presença de dezenas de pessoas que ficaram comovidas com o relato, a comunidade católica local pretende acolher o jovem e o padre de volta, pois sempre acreditaram que tudo não passou de um mal entendido e que havia algo estranho no caso.
“Fui motivado por políticos e advogados, que mim (sic) prometeram muito dinheiro. Não houve nada entre a gente (ele e o padre)”, contou o jovem em um dos trechos da carta.
Em outra parte da carta, o jovem pede perdão ao padre pelo sofrimento causado e se desculpa com outras pessoas.
“Eu sei que o caso trouxe sofrimento demais na vida do padre Jaildo e das pessoas próximas dele, do mesmo jeito acontece na minha vida, por isso peço perdão a todos que fiz sofrer”, afirmou o jovem.
Autorização
Mike encaminhou a carta e autorizou a divulgação 
A carta escrita por Mike inocentando o padre de todas as acusações foi encaminhada ao delegado que apurou o caso, ao Ministério Público e, anexada ao inquérito eclesiástico. Mike está se programando para voltar a Paraíba e tentar ajudar no que for necessário, prestando novos depoimentos e relatando o verdadeiro motivo que o levou a tal ato impensado de fazer a denúncia.
Mike, que fazia parte do Ministério da Música da Paróquia, hoje tem 22 anos, reside na Europa e foi o pivô da denúncia contra o padre que alcançou grande repercussão em todo o Estado. Mesmo com todo efeito, a comunidade religiosa nunca acreditou nas denúncias, por conhecer a conduta ilibada do padre e, até hoje, pedem a volta do religioso.
A acusação denunciada e registrada em 2014, foi referente ao ano de 2008, porém as autoridades policiais afirmaram mesmo seis anos depois, o registro da ocorrência era válido. Pois neste ano o rapaz ainda era meno de idade. Por isso foi dado andamento ao processo que hoje está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em segredo de justiça.
IMG_0215 (1)
Um morador de Pitimbu afirmou que espera a volta do padre, após a revelação feita na carta. “Que o padre seja absolvido e volte com seu lindo trabalho realizado através de Romarias, Vigílias, Retiros Espirituais com acessibilidade para todos da comunidade. Desejo que ele possa reativar as pastorais que se encontram paradas e sem liderança. Já em relação ao Arcebispo que se negou a ouvir o relado de Flávio Feitoza (Flavinho) e receber a carta, mostrou a nossa comunidade o verdadeiro nível da sua quanto a ser ouvinte. Vimos que ele só sabe falar sem querer ouvir a voz da comunidade ou mesmo esclarecer para ela o que de fato pode fazer pelo ‘seu amigo e irmão de fé’ como mencionava nas missas antes de toda a história acontecer”, lamentou o morador.
“A comunidade espera ansiosa o retorno de Padre Jaildo e pede a promotora Cassiana Mendes Sá, uma resolução e o arquivamento do caso para que, assim, Dom Aldo, que depende do Ministério Público, possa, enfim, devolver as ordens ao Padre Jaildo que se encontra suspenso e o mande de volta para a Paróquia. Algumas pessoas nas redes sociais estão dizendo que nunca acreditaram na denúncia porque não se encaixava no perfil de Mike, pessoa que sempre foi vista como um jovem de Deus e da Igreja, bem como o Padre Jaildo. A comunidade espera ansiosa também o retorno de Mike para continuar no ministério”, declarou um integrante da igreja.
 PORTAL DE NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário