ACPM CRED

ACPM CRED

sexta-feira, 4 de setembro de 2015


Após 45 dias termina curso de formação de Guarda Municipal em Alhandra sem apoio da prefeitura

IMG-20150901-WA1157IMG-20150901-WA1158IMG-20150901-WA1159
Teve duração de 45 dias o curso de capacitação para Guarda Municipal de Alhandra que se encerrou nesta segunda-feira (01), o Sindicato dos Guardas do Estado da Paraíba e os vigilantes da cidade, realizaram a formação com recursos próprios, sem nenhum apoio da prefeitura de Alhandra, que virou as costas para os vigilantes alhandrenses.
Mesmo sendo a cidade mais “rica” do litoral sul, que recebe mais recursos federais, Alhandra é a única da região que não conta com os serviços da Guarda Municipal. A lei para criação da Guarda já foi aprovada desde o ano de 2013 pela Câmara Municipal, mas, o prefeito Marcelo Rodrigues insiste em descumprir a lei, que foi apresentada pela vereadora Ozana do Sindicato, que compõe a base do gestor.
“Não seguir adiante com o projeto de criação da Guarda Municipal foi falta de vontade política, esperamos que os vereadores acionem o prefeito para que ele cumpra a lei, caso contrário vamos através do sindicato estadual, acionar os meios legais para que a lei seja cumprida em Alhandra”, afirmou um vigilante.
O curso foi ministrado dentro da grade curricular do Ministério da Justiça, com professores autorizados e credenciados no Ministério.
Os vigilantes que participaram do curso tiveram aulas de direito, educação física, defesa pessoal, técnicas em abordagens, primeiros socorros, direito penal, direito civil, combate a incêndio, organização do trânsito, estatutos da criança e do adolescente e do Idoso, armamento, dentre outras disciplinas.
Na cidade vizinha, Caaporã os vigilantes foram capacitados e além de receber todos os equipamentos para dar segurança aos próprios guardas que protegem os bens públicos e a sociedade, são valorizados tendo seu trabalho reconhecido pela população. Pitimbu, Conde e Pedras de Fogo também contam com os serviços das Guardas locais.
É de se estranhar a atitude do prefeito Marcelo Rodrigues, que insiste em virar as costas para um serviço tão importante, que tem o intuito apenas de beneficiar a população e proteger o patrimônio público.
“Basta uma boa capacitação para os vigilantes e colocar na rua para proteger e dar mais segura a população isso é benfeitorias para a cidade.  O concurso só poderá ser realizado quando tiver capacitação dos antigos do quadro como houve em Caaporã.  Como a lei federal da cobertura a eles veremos se o prefeito irá fazer o certo como todos os municípios estão fazendo.
O vereador Neném de Dete acompanhou todo andamento do curso e prestou seu total apoio aos vigilantes, representando a Câmara Municipal e a categoria dos vigilantes, já que o parlamentar também é vigilante.
Segundo o Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal (IPECS), a Guarda Municipal é apenas um dos instrumentos necessários para se criar uma política de Segurança nas Cidades. Alhandra é a que mais necessita de um efetivo da GM. Por ser cortada por rodovias, a Cidade tem um nível de vulnerabilidade muito grande. O bairro Nova Descoberta, por exemplo, precisa de cuidado especial. Com a Guarda é possível responder estas demandas em curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário